Trabalhos Científicos - Regulamento

Data limite para envio de trabalhos: 8 de julho de 2017.

Prezado Autor, antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.

O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados. A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de transporte e de hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados.

Serão aceitas apenas as inscrições dos trabalhos científicos (resumos) efetuada(s) se pelo menos um dos autores estiver regularmente inscrito no Congresso.

Cada resumo poderá ter até 07 autores, sendo 1 autor principal e os demais coautores (Destacar autor principal e apresentador)

No momento da inscrição, o autor deverá informar a sua opção de apresentação de seu trabalho na forma de Apresentação Oral, Pôster ou Vídeo Livre, por meio do preenchimento de campo específico na ficha de inscrição dos trabalhos científicos.

Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.

Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de Pôster.

A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site. Os autores responsáveis pela submissão também serão notificados por email.

Somente serão aceitos trabalhos nas modalidades: Tema Livre (Apresentação Oral), Pôster e Vídeo Livre.

Os resumos deverão ser digitados diretamente na página do Congresso, através do link "Envie seu Trabalho".

Obs.: A Comissão Avaliadora poderá alterar a forma de apresentação do trabalho submetido.


ÁREAS DE SUBMISSÃO

Reiteramos que somente serão aceitos trabalhos nas modalidades: Tema Livre (Apresentação Oral), Pôster e Vídeo Livre.

Áreas de submissão:

  • Doenças Anorretais
  • DST e Doenças Infecto Parasitárias
  • Doença Inflamatória Intestinal
  • Câncer do Cólon/Reto/Anus
  • Doença Diverticular
  • Enteroscopia, Colonoscopia e Pólipos
  • Fisiologia Anorretocólica
  • Coloproctologia Experimental
  • Temas Gerais

- Não serão aceitos resumos sem apresentação de resultados.

- Artigos de revisão de literatura e relatos de casos, só serão aceitos sob forma de Pôster.

ORIENTAÇÕES AOS AUTORES

  • Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
  • Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
  • A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site do Congresso (http://www.coloprocto2017.com.br/), com planilhas de datas e horários de apresentação.
  • O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
  • Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
  • O autor apresentador receberá certificado individual.
  • Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 66º Congresso Brasileiro de Coloproctologia e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
  • O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro Congresso Nacional.
  • O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar o seguintes itens:
    • Trabalhos originais: Objetivo; Método; Resultados e Conclusão. Abreviações podem ser utilizadas. Quando utilizadas pela primeira vez deverão ser precedidas pela palavra por extenso e colocada entre parênteses.
    • Revisão da literatura: Introdução; Objetivo; Metodologia detalhada; Resultados e Conclusão. Os resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados;
    • Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.
  • O resumo deverá ter no máximo 300 palavras, não sendo aceitos gráficos, tabelas, imagens, fórmulas ou caracteres especiais no texto.
  • Não serão aceitas as inscrições dos resumos de trabalhos científicos enviadas por correio eletrônico, fax, correio regular ou outra forma qualquer diferente da indicada neste site.
  • Não há limite de resumos por autor.
  • Acesse o link "Envie seu Trabalho" no menu "Trabalhos Científicos", com seu LOGIN e SENHA (cadastrados no momento de sua inscrição).
  • Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
  • Escolha a área de Submissão e o tipo de apresentação (Tema Livre, Vídeo Livre ou Pôster).
  • Antes de submeter o resumo, revise com atenção, pois não serão permitidas alterações nos resumos já enviados.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo 07 (sete) autores.
  • O título deverá ser conciso e conter no máximo 150 caracteres. Deverá ser redigido apenas a letra inicial em maiúscula.
  • O sistema também disponibiliza um campo específico onde o nome dos autores (no máximo sete autores) deverá ser digitado.
  • A citação dos autores deverá ser realizada em campo específico iniciando pelo sobrenome do autor e coautores: P ex.: Moreira OS
  • Preencher o campo de cada autor com a categoria que se enquadra: Médico, Médico Residente, Médico Pós-Graduando, Professor ou Acadêmico de Medicina, Profissional da Área de Saúde, Acadêmico de Área da Saúde.
  • Resumos submetidos com resultados baseados em afirmações como "resultados serão apresentados" e ou "dados serão analisados" não serão considerados.
  • Os resumos deverão descrever adequadamente os objetivos e resultados, de modo que possa ser avaliada a qualidade, a originalidade e quão completo é o trabalho.
  • OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o link de vídeo não deve ser enviado na submissão de trabalho da modalidade vídeo. O apresentador deverá leva-lo em mídia (pen drive) para upload no Media Desk no dia da apresentação.
  • A conclusão deverá ser objetiva não ultrapassando 2 (duas) linhas.
  • Importante! Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • O autor principal poderá optar sobre a forma de apresentação do trabalho (Oral ou Vídeo ou PÔSTER); entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.
  • Fique Atento! Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela 'Taxas de Inscrição' disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
  • Ao finalizar a etapa 1/3 clique em Prosseguir para a etapa 2/3 (nesta área confira todas as informações cadastradas. Prossiga para a etapa 3/3.
  • Após a submissão do resumo na etapa 3/3, será enviado um e-mail automático para a pessoa que submeteu o trabalho. Confira todas as informações.
  • Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia, confirmando o envio ou que resumo não foi enviado corretamente, entre em contato com a Secretaria Executiva através do menu "Contato".

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO - TRABALHOS APROVADOS

Normas para apresentação de Temas livres e Vídeos livres

  • O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos. Serão reservados 3 (três) minutos para discussão após a apresentação.
  • O tempo de apresentação é improrrogável.
  • O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento.
  • Após o término da sessão os avaliadores escolherão o melhor trabalho apresentado em cada sessão que concorrerão ao prêmio destinado aos melhores Temas Livres e Vídeos Livres.
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.
  • Os vídeos deverão estar no formato MPEG ou MP4, em HD ou Full HD (lembramos que o tempo máximo de apresentação será de 7 minutos, reservados 3 minutos para discussão após apresentação, portanto a duração do vídeo deve ser adaptado ao limite do tempo disponível).
  • O pen drive com o vídeo referente ao trabalho aprovado nesta modalidade deve ser levado pelo Apresentador, que deve estar devidamente inscrito no Congresso.

Normas para apresentação do PÔSTER

  • A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente, em 7 minutos seguidos de 3 minutos para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso. O apresentador deverá levar o banner impresso e afixá-lo em local previamente determinado pela Comissão, durante o período de tempo também estipulado pela Comissão.
  • Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster e o autor deverá estar presente no horário e dia aprovado para apresentação, quando serão realizadas visitas pelo público. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso. Os certificados serão emitidos após a apresentação do trabalho para os comentadores.
  • Preparo do Pôster:

  • Tamanho máximo de 0,90 m de largura x 1,20m de altura (a impressão poderá ser feita em lona ou em papel de gramatura à critério do autor)
  • O apresentador deverá trazer material próprio para fixação (fita dupla face ou clips para papel)
  • Após o término do período de apresentação, é de responsabilidade do(s) autor(es) a retirada de seu material até as 18:30h. Os organizadores não se responsabilizam pelo material que não seja devidamente retirado.
  • Para mais esclarecimentos, contate a Secretaria Executiva do Evento, em horário comercial: de segunda à sexta-feira, das 8h - 12h e das 13h30 - 18h
  • Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho.
  • Compete à Comissão Científica o direito de avaliar e selecionar os trabalhos a serem apresentados.
  • Na ausência do apresentador, o trabalho aprovado poderá ser apresentado por um dos autores.

CERTIFICADOS

  • Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão, constando os nomes de todos os coautores, devendo ser replicado por estes. Será fornecido apenas um certificado para o grupo. Será Emitido Certificado Individual Adicional para o Apresentador. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área "Certificados", localizada na página inicial do congresso, e inserir o e-mail cadastrado na inscrição.
  • Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
  • Não serão fornecidos certificados aos participantes de trabalhos não apresentados no Congresso.

PREMIAÇÃO

RELATO DE CASO CLÍNICO - pôsteres - (ALUNOS DE GRADUAÇÃO)
Exclusivo para apresentação de casos clínicos, realizada por aluno de graduação.
Serão selecionados para apresentação em sessão independente os três melhores relatos de caso, sendo um deles eleito como melhor apresentado no Congresso.

TEMAS LIVRES
Medalha de Ouro
Medalha de Prata
Medalha de Bronze

VÍDEOS LIVRES
Medalha de Ouro
Medalha de Prata
Medalha de Bronze

PÔSTERES
Medalha de Ouro
Medalha de Prata
Medalha de Bronze

ANAIS

Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados no site do congresso.